quarta-feira, 15 de julho de 2009

O QUE É ECOLOGIA?

Qualquer dicionário razoável da língua portuguesa nos dá o significado da palavra ecologia. O Novo Dicionário Aurélio diz : - Ecologia é a parte da biologia que estuda as relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem, bem como as suas recíprocas influências.
Ecologia, também é, o ramo das ciências humanas que estuda a estrutura e o desenvolvimento das comunidades humanas em suas relações com o meio ambiente e sua conseqüente adaptação a ele, assim como novos aspectos que os processos tecnológicos ou os sistemas de organização social possam acarretar para as condições de vida do ser humano.
Como podemos observar, "ecologista" é o cientista, o técnico, o pesquisador, o educador, enfim, um profissional que atua sobre o tema meio ambiente.
O prefixo "eco" vem do grego "oikos", que significa, casa, domicílio, habitat.
A ciência ecologia foi idealizada em 1866 pelo biólogo alemão Ernest Haekel.
As pessoas leigas e os movimentos que defendem o meio ambiente são erroneamente chamados de ecologistas, e como vimos, ecologista se enquadra em outra categoria, mais profissional, mais técnica, pois quem defende o meio ambiente deve ser chamado de "ambientalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário